domingo, 12 de junho de 2016

Arroz de cenoura com frango em cubos puxado nas ervas frescas

Hoje domingão, Hanoch e eu saboreamos esta delícia que merece ficar em destaque. Isso foi resultado da observação de receitas de grandes chefes valorizando o encontro entre o arroz e o frango em cubos com os temperos que podem ser plantados na sua jardineira. E foi isso que eu fiz.

·         1 peito de frango desossado, cortado em cubos
·         2 colheres (sopa) de azeite de oliva
·         2 dentes de alho em pedaços
·         1 cebola em pedaços grandes
Fonte da imagem: http://www.bolsademulher.com/receitas/receita-arroz-amarelo-com-frango
·         1 cenoura ralada
·         ½ cebola picada
·          6 folhas de hortelã
·         6 folhas de manjericão
·         1 raminho de alecrim
·         pimenta calabresa (a gosto)
·         1 colher (chá) açafrão-da-terra em pó
·         1 xícara de arroz branco cru
·         2 folhas de louro
·         2 xícara e meia de caldo de galinha
·         3 colheres (sopa) de coentro ou salsa picado
·         sal a gosto

(Eu preparei o caldo a partir do osso do frango (o peito continha o osso) com todos os temperos que estão listados usando as mesmas quantidades, inclusive com a cenoura mas em pedaços, menos a pimenta e o coentro ou salsa. Acho que isso deu um sabor especial ao prato final. Coloquei 600 ml de água, na pressão.)
  1. Misture o azeite, o alho, os pedaços de cebola, o manjericão, hortelã, o alecrim, o sal e a pimenta malagueta numa tigela pequena. Coloque o frango na marinada, cubra e leve à geladeira para passar a noite (eu deixei apenas por algumas horas).
  2. Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma panela pequena, em fogo médio/alto. Sele cada pedaço de frango com os pedaços de cebola e o alho e reserve. Acrescente o açafrão.
  3. Acrescente o arroz, misturando bem. Adicione as folhas de louro, o caldo de galinha e o frango selado. Deixe ferver. Reduza o fogo, tampe e cozinhe por 20 minutos, mexendo ocasionalmente até que o arroz esteja bem cozido. Retire do fogo, descarte as folhas de louro e adicione o coentro ou a salsa.
(No meu caso foi a salsa que eu já tinha na geladeira.)