domingo, 15 de maio de 2011

Espaguete com Camarões e Aspargos Frescos


Essa eu fiz e comprovei que é show. Vou repetir a dose e encontrar os aperfeiçoamentos. Por exemplo, temperar o camarão antes :p Não passar de cinco minutos de cozimento do camarão, para não perder o crocante. Descongelar o camarão bem antes (rsss) .Mesmo com esses erros que podem ser cruciais para matar uma receita, o final foi bem feliz!!!!

500 gramas de espaguete
450 gramas de tomates frescos sem pele bem picado
250 gramas de aspargos em lata picados
4 colheres de (sopa) de azeite
1 cálice de vinho branco seco
250 gramas de camarões limpos
sal e pimenta do reino a gosto
2 dentes de alho picado


Refogar o alho no azeite por 2 minutos. Adicionar os tomates picados, os aspargos, sal e pimenta a gosto. Cozinhar em fogo baixo por mais ou menos 2 minutos, adicionar as camarões e o vinho e deixar por mais ou menos 5 minutos. Cozinhe a massa al dente e misture ao molho e sirva.

Veja a receita original

domingo, 8 de maio de 2011

RISOTO DE CAMARÃO COM GENGIBRE, LARANJA E ALHO PORÓ

Gente, o risoto é algo  dos deuses, um show de sabores. É preciso seguir a receita a risco, mas coloque sal no camarão antes de fritar e acrescente a raspa de limão ao arroz já pronto no final. Fora isso, é só comer. Sabe aquela sensação de felicidade....

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de gengibre picado
400 g de camarões limpos
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de cebola picada
1/2 xícara (chá) de alho-poró fatiado
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1,5 l de caldo de peixe (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
raspas de 1 laranja
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Numa frigideira, de preferência antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o gengibre e refogue por 2 minutos. Acrescente os camarões e refogue, mexendo com cuidado, por 4 minutos ou até que fiquem rosados. Desligue o fogo e transfira os camarões para um prato.

2. Leve uma leiteira com o caldo de peixe ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo.

3. Enquanto o caldo aquece, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela e leve ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte a cebola picada e o alho-poró e refogue, mexendo bem, até que a cebola fique transparente.

4. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.

5. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.

6. Quando o vinho secar, acrescente o suco de laranja e misture bem.

7. Adicione o caldo de peixe ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto.

8. Verifique o ponto: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Caso seja necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.

9. Quando o risoto estiver no ponto, adicione o camarão refogado e as raspas de laranja. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente o restante da manteiga e misture delicadamente. Sirva a seguir.

RISOTO DE CAMARÃO COM LARANJA E RASPAS DE LIMÃO SICILIANO

Mogui me fez este risoto para o dia das mães. Criativa como só ela sabe ser, colocou laranja em vez de limão e adicionou leite de coco. Ficou ótimo, mas juntas decidimos blogar a receita original pois vamos ainda fazer como vem aí escrito.  hummm



  • Tempere 300g de camarões (cinzas, médios, sem cabeça e sem casca) com sal e pimenta do reino moída.
  • Aqueça quatro colheres de sopa de azeite extra virgem, e frite os camarões até que eles fiquem rosados.
  • Recolha os camarões e reserve.
  • Nessa mesma panela onde os camarões foram fritos, com o mesmo azeite que ficou no fundo, frite meia cebola média picadinha e um dente de alho amassado. Quando a cebola estiver transparente, coloque uma xícara de chá de arroz arbóreo e mexa para refogar. Acrescente meio cálice de vinho branco seco e deixe evaporar.
  • Agora, naquela toada, sempre muito bem explicada pelo Lê, comece a colocar o caldo (eu usei 500ml do de legumes mas o ideal é o de frutos do mar), concha por concha, mexendo sem parar, até o arroz ficar al dente.
  • Desligue o fogo, acrescente uma colher de sopa (rasa) de manteiga e mexa até derreter. Regule o sal.
  • Adicione o suco de meio limão siciliano meia xícara de chá de coentro picadinho.
  • Retorne os camarões fritos a panela do arroz e misture com cuidado.
  • Sirva imediatamente.